Ações sociais realizadas pela De Lazzari
Há 15 anos a De Lazzari tem como compromisso levar utilidade e beleza aos espaços abertos, sejam eles públicos ou privados, através de um design feito em família com produção 100% nacional utilizando apenas materiais de qualidade e certificados.
A partir desse ideal, é impossível não considerar a função social dos mobiliários urbanos. Pensando nisso, a empresa busca, sempre que possível, ajudar instituições e projetos sociais locais. Confira abaixo algumas das ações das quais participamos!
Nossos primeiros passos nesse caminho foram em 2018, através do apoio na adoção da Praça Mafalda Veríssimo, localizada no bairro Petrópolis em Porto Alegre. Foram doados diversos produtos de nosso catálogo e desenvolvidos alguns específicos para o projeto. Após a revitalização, a praça conta com bancos individuais, modulares e lineares, poltronas, mesas grandes e pequenas, bicicletário, redários, espreguiçadeiras e floreiras. Esses mobiliários configuram diferentes espaços para leitura, área de recreação, descanso e confraternização em áreas ao sol e na sombra.
Bancos Loop distribuídos em gramado
Banco Organic modular
Poltronas Shell e mesa Botão configurando um estar
Em 2020, iniciamos uma parceria com os Arquitetos Voluntários, um coletivo de arquitetos que se uniu no início da pandemia de COVID-19 para criar um movimento de ajuda aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais e postos de saúde, através da criação de espaços humanizados. Desde então, disponibilizamos diversos mobiliários para essa organização, a última aconteceu em março desse ano, quando realizamos uma grande doação de móveis de concreto. A instituição estava com duas ações em andamento: uma no Hospital Fêmina e outra no Hospital Independência, ambos hospitais públicos de Porto Alegre. A requalificação do Hospital Independência foi finalizada recentemente com criação de estares e espaços de lazer e descanso em áreas de circulação, próximos a hortas e gramados e em pátios internos utilizando muitos de nossos produtos.
Poltronas Tropical e bancos Aelita - foto Yuri Pancini
Banco Tropical - Foto Yuri Pancini
Poltronas Tropical e bancos Aelita - foto Yuri Pancini
Bancos Tropical e bancos Aelita - Foto Yuri Pancini
Bancos Mapa (fora de linha) e bancos Aelita pintados - Foto Yuri Pancini
Bancos Mapa, bancos Aelita e bancos Cubo - Foto Yuri Pancini
Outras duas ações que realizamos em apoio aos Arquitetos Voluntários foram as doações para a Unidade de Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e para a Unidade Básica de Saúde Parque dos Maias.
Bancos Tropical e bancos Aelita para UPA Cruzeiro
Bancos Croma C para para UBS Parque dos Maias - Foto Yuri Pancini
Bancos Croma C para UBS Parque dos Maias - Foto Yuri Pancini
Segundo a Arquiteta Bianca Russo, head de Operações dos Arquitetos Voluntários:
“ Para os Arquitetos Voluntários a parceria de empresas como a De Lazzari, alinhadas com nosso propósito, é fundamental. A utilização de peças de design apurado nos espaços em que atuamos reforça o impacto e a relevância da boa arquitetura na transformação do dia-a-dia de todos. ”
Também mantemos parceria com organizações públicas, a exemplo da praça Professor Emílio Schenk requalificada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM) para onde foram disponibilizados bancos lineares e modulares e lixeiras.
Bancos Croma C em linha e composição central com bancos Cubos de diferentes alturas
Bancos Cubo de diferentes alturas
Como é possível observar nas fotos, optamos por oferecer móveis totalmente em concreto na maioria dos casos. Essa escolha se dá pelos seguintes fatores:
É um material construtivo que demanda menos manutenção ao longo do tempo;
Possui uma durabilidade muito alta, ótima para espaços de grande circulação e utilização;
Permite a pintura e adaptação das peças conforme interesse e necessidade.
Além desses espaços melhorados através da participação da De Lazzari, ainda estamos com outros dois projetos em andamento: doação de poltronas para a área externa do Instituto do Câncer Infantil e repasse de alguns bancos para a Escola Estadual Santos Dumont por intermédio do projeto de extensão ArqUrb Comunidades, da faculdade Uniritter.