Como escolher o mobiliário certo para regiões litorâneas

Na hora de mobiliar espaços abertos públicos ou privados nas praias, muitas pessoas ficam inseguras em relação a qual equipamento concilia design com a resistência necessária à maresia e ao excesso de umidade. Pensando nisso, reunimos alguns pontos que são importantes de levar em consideração para escolher os móveis externos dessas regiões.

Banco Sábado em concreto e madeira

Banco Mince C em aço e madeira

Banco Tropical totalmente em concreto

 

Um dos principais fatores para levar em consideração é o material utilizado no móvel. Muitas pessoas ficam receosas de optar por produtos com estrutura metálica, porém basta que esse elemento possua uma boa proteção anti-corrosão.

Nos mobiliários da De Lazzari, o aço carbono passa por 4 processos que garantem o melhor acabamento e resistência às intempéries:

  • cortes, dobras, soldas e acabamentos;

  • jateamento por granalha de aço, para limpeza e texturização;

  • zincagem por arco elétrico (aspersão térmica);

  • acabamento em pintura a pó eletrostática.

Quando se trata de regiões litorâneas, a escolha da madeira também é muito importante. Em nossos produtos utilizamos apenas a madeira tropical brasileira Jatobá (Hymenaea spp). Certificada pelo IBAMA, possui excelente resistência, durabilidade e acabamento, e é exportada para o mundo inteiro como referência na utilização em mobiliário urbano. Madeiras menos nobres tendem a ser menos densas e por isso acabam absorvendo a umidade e variações de temperatura.

Aliado à madeira de excelente qualidade, utilizamos o Verniz Cetol Acetinado, desenvolvido para formar uma película flexível nas superfícies da madeira, capaz de acompanhar os movimentos naturais desta e impedir que ela seja muito afetada pelas condições climáticas.

O tipo de ferragem utilizada também influencia na durabilidade dos mobiliários. Para praias e beiras de piscina deve-se utilizar apenas parafusos, porcas e arruelas de aço inox que garantem a proteção necessária. Ferragens apenas zincadas, galvanizadas ou bicromatizadas correm sérios riscos de oxidarem com o tempo.

Analisando o banco Dino no detalhe, é possível sintetizar esses pontos levados a sério pela De Lazzari:

 
 
 
 

Acaba sendo senso comum que mobiliários de concreto são a escolha mais segura para ambientes muito expostos à maresia e de fato esse material pode ser utilizado, mas é preciso estar atento para o tipo de acabamento e proteção que o concreto recebe.

Nossa empresa utiliza concreto reforçado com fibras, o que diminui a necessidade de utilizar agregados grossos na composição, permitindo um acabamento mais liso, com menos bolhas que possam ser caminho para entrada de umidade. Além disso, aplicamos Verniz Acrílico a base d’água, que impermeabiliza a peça, impedindo o crescimento de fungos e líquens que podem ser comuns em mobiliários de concreto desprotegidos expostos à maresia.

Também é importante entender o tipo de pintura aplicado no produto. Possuímos opção de madeira pintada e sempre utilizamos tinta esmalte com proteção UV e de acabamento liso, que fecha os poros da madeira.

Esses cuidados ficam claros ao observar o banco Stevie C mais de perto: