Bicicletários: como e onde instalar
O uso da bicicleta como meio de transporte vem se popularizando, por ser uma forma sustentável, saudável e econômica de locomoção. Por esse motivo, torna-se cada vez mais importante pensar os espaços públicos voltados para ciclistas, através da criação de ciclovias e instalação de bicicletários.
Pensando nisso, a De Lazzari elaborou um Guia de Instalação de Bicicletários, completo e prático. Para ter acesso a esse conteúdo, basta se cadastrar gratuitamente clicando no guia.
É importante escolher o modelo de bicicletário que melhor se adequa às demandas dos usuários, considerando o número de vagas ofertadas.
Existem dois tipos de bicicletário. Os suportes avulsos comportam no máximo duas bicicletas cada e normalmente são utilizados em sequência. Já os suportes lineares comportam duas ou mais bicicletas e possuem tamanho modular, podendo ser ajustados conforme necessidade.
Nosso modelo Mince F é um exemplo de suporte avulso. Na foto, foram instaladas 7 unidades em linha, permitindo o estacionamento de 14 bicicletas.
Esse é o bicicletário Spin, exemplo de suporte linear. Seu tamanho padrão é de 120cm e comporta 5 bicicletas (3 de um lado e 2 de outro), mas pode ser estendido conforme a necessidade do cliente.
Ao projetar espaços para estacionamento de bicicletas, há normas de segurança em relação a pedestres e veículos que devem ser seguidas, bem como em relação ao piso onde os suportes serão instalados.
O piso deve ser liso, sem grandes reentrâncias, e o mais plano possível, com inclinação máxima de 5%.
Além disso, as distâncias de instalação devem ser respeitadas, tanto entre suportes, quando são avulsos, como em relação a barreiras como paredes e muros. Isso garante que os bicicletários atinjam sua capacidade máxima.
Nos suportes avulsos instalados lado a lado é necessário deixar no mínimo 75cm entre eles, assim é possível estacionar bicicletas dos dois lados.
Quando são instalados suportes em linha, é necessário um corredor de no mínimo 120cm de largura.
Além disso, deve-se reservar 180cm de largura para cada fileira de bicicletas estacionadas e preservar 90cm de distância das paredes.
Suportes lineares encostados nas paredes só podem receber bicicletas de um dos lados.
Para utilizar o bicicletário em sua total capacidade, é necessário considerar 180cm de profundidade para cada lado e um corredor de 120cm.